Nova edição exclusiva do Porsche 935

A Porsche desvendou o novo 935 por ocasião do histórico evento “Rennsport Reunion”, no circuito de Laguna Seca Raceway, na Califórnia. O automóvel de competição com 515 kW (700 cv) apresenta uma carroçaria reminiscente do lendário Porsche 935/78 e terá uma produção limitada a 77 unidades.

A tecnologia de competição para os eventos clubsport e treinos privados em pista é baseada no automóvel desportivo de alta performance, 911 GT2 RS. Como no seu histórico predecessor, a maior parte da carroçaria foi substituída ou complementada por elementos compósitos em fibra de carbono (CDFRP). Com sua traseira alongada e simplificada, o 935 chega a um comprimento de 4,87 metros. A largura deste exclusivo automóvel de competição alcança os 2,03 metros.

A espectacular aerodinâmica é de desenvolvimento completamente novo e presta tributo ao automóvel de competição de Le Mans, Porsche 935/78, o qual os fãs apelidaram de “Moby Dick” devido à sua forma alongada, às suas carenagens proeminentes e cor branca de base. As distintas grelhas de ar nas carenagens dianteiras, as quais podem também ser vistas no Porsche 911 GT3 R, personalizado para clientes, aumentam a força descendente no eixo dianteiro. Medindo 1.909 milímetros em largura por 400 milímetros de profundidade, a asa traseira empresta equilíbrio dinâmico.

Vários detalhes no exterior são uma saudação aos veículos vencedores na história desportiva da marca: as jantes cobertas aerodinamicamente recordam o 935/78, tal como as luzes traseiras LED nas extremidades da asa traseira são adoptadas do automóvel de competição 919 Hybrid LMP1. Os espelhos retrovisores exteriores saúdam o actual vencedor de Le Mans, o 911 RSR, com saídas de escape em titânio expostas e inspiradas no Porsche 908 de 1968.

O novo 935 é alimentado por um moderno motor seis cilindros, biturbo, com 3,8 litros de capacidade, o qual é idêntico à unidade elevada performance instalada de série no homologado para utilização em estrada, 911 GT2 RS. A potência é transmitida à traseira por intermédio de uma caixa Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete velocidades com apoios rígidos no eixo traseiro.

Como nos modelos GT do 911, o condutor faz passagens de caixa mediante as patilhas posicionadas no volante. Tipicamente 911, a distribuição de peso garante elevada performance na tracção e na travagem. As maxilas de travão, de competição, com seis êmbolos, no eixo dianteiro, em combinação com discos em aço, com 390 milímetros de diâmetro, internamente ventilados e ranhurados oferecem excelentes valores de desaceleração no eixo dianteiro.

Tal como o homologado para estrada, 911 GT2 RS, o 935 de 1.380 quilogramas de peso está equipado com o PSM (Porsche Stability Management) incluindo controlo de tracção, assim como sistema de bloqueio das rodas durante a travagem (ABS). Graças a um interruptor, estes sistemas de assistência podem ser ajustados separadamente ou desligados completamente, dependendo da situação.

O novo Porsche 935 pode ser encomendado a partir de agora com um preço desde 701.948 euros, mais impostos em vigor à data deste comunicado. Os clientes irão receber os seus automóveis a partir de Junho de 2019, em eventos exclusivos de entrega.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *