Contrariamente ao que tem acontecido com a SpaceX, a Boeing parece estar a enfrentar dificuldades no desenvolvimento da sua cápsula espacial Starliner, indicando que irá adiar o teste de voo do próximo mês para Agosto, na melhor das hipóteses.
A nova corrida espacial pelo desenvolvimento de uma cápsula capaz de transportar astronautas até ao espaço – e não só até à ISS como também até à Lua e mais além – está repleta de dificuldades. Por agora, a SpaceX leva vantagem, ao já ter realizado o primeiro voo não-tripulado até à ISS e regressando com sucesso, e com isso aproximando-se do primeiro voo de teste com tripulação.
Já no caso da Boeing, cujo teste de voo até à ISS, também sem tripulação, deveria acontecer já no próximo mês – vê-se agora relegada para uma posição mais tardia, devido a alguns problemas técnicos e também de agendamento na sua plataforma de lançamento, adiando as aspirações da Boeing para Agosto, ou até mais tarde.
Isto deixa a Boeing em risco de apenas fazer o seu primeiro teste espacial numa altura em que a SpaceX já terá efectuado o primeiro voo tripulado, que poderá acontecer já em Julho, caso o próximo lançamento de teste para validar o sistema de escape de emergência decorra como previsto.