Robot HyQReal puxa avião

A Boston Dynamics não tem o exclusivo dos robots quadrúpedes a rebocarem veículos, e desta vez é o robot italiano HyQReal a mostrar as suas competências a rebocar… um avião.

Há pouco mais de um mês vimos uma “matilha” de robots Spot a rebocar um camião, mas para não se limitar a fazer o mesmo, os criadores do HyQReal decidiram optar pelo reboque de uma aeronave (será uma indirecta a dizer que pretendem elevar-se sobre a concorrência?)

O HyQReal é um robot quadrúpede que mede 1,33 metros de comprimento e 90 cm de altura, e pesa 130 kg. Conta com um chassis de alumínio e “pele” de kevlar, plástico e fibra de vidro; assim como uma bateria de 48V que serve para alimentar quatro motores eléctricos que fazem actuar as bombas hidráulicas. Este modelo é a evolução de uma longa série de robots quadrúpedes HyQ que têm sido desenvolvidos desde 2007.

… Arrisco-me a dizer que um destes dias teremos um duelo entre este HyQReal e um Spot, um em cada ponta de um cabo, para ver quem consegue puxar quem? 🙂

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *