ESA procura Astronautas Europeus

A ESA está a recrutar astronautas europeus, potencialmente incluindo até pessoas com deficiências físicas que até agora estariam automaticament impedidas de o serem.

Treze anos depois do último processo de recrutamento, a ESA volta a dar uma (rara) oportunidade para os europeus que desejam ser astronautas. O sonho de ser astronauta era algo bastante comum para as pessoas da minha geração, que acompanharam o programa Space Shuttle e sonhavam com a promessa feita de que em breve teríamos “hotéis espaciais”. Infelizmente, ser astronauta continua a ser potencialmente uma das profissões mais difíceis de conseguir – mas volta a ser uma possibilidade para os cidadãos europeus.

Embora a lista de requisitos seja extensa, tanto a nível de currículo escolar como profissional, e a sua própria personalidade e forma de lidar com a pressão e situações difíceis também vãoser avaliados durante o processo de selecção; temos também a excelente notícia de que existe um programa para “para-astronautas” que visa avaliar e potencialmente permitir que pessoas com deficiências físicas possam também ter acesso ao espaço.

Será uma excelente notícia para todos os que sonham com esta possibilidade, mas que habitualmente estariam automaticamente eliminados pelas condições físicas.

As candidaturas estão abertas até 28 de Maio, seguindo-se um longo processo de selecção e avaliação que se prolonga por mais de um ano, até que finalmente este novo lote de astronautas europeus seja anunciado publicamente em Outubro de 2022.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *