Índia localiza o seu módulo lunar na Lua

A Índia diz já ter conseguido localizar o seu módulo lunar Vikram, depois de ter perdido contacto com ele durante o processo de pousar na lua, onde deveria soltar um rover que procuraria sinais de água no nosso satélite natural.

Tudo fazia acreditar que a Índia se juntaria aos EUA, União Soviética e China, os únicos países que até à data conseguiram pousar de forma controlada na Lua; mas infelizmente mais uma vez se prova que não basta “chegar perto”, e que as coisas podem correr mal no passo final.

Depois de ter perdido contacto com o módulo durante a fase final do processo, imediatamente se suspeitou que as coisa não tivessem corrido como estavam previstas. Agora, a agência espacial indiana diz já ter localizado o seu módulo a partir do satélite Chandrayaan-2 em órbita (infelizmente não divulgando as ditas imagens), parecendo confirmar que o módulo terá colidido com a superfície lunar a alta velocidade, faltando agora averiguar qual será o nível dos danos e se haverá alguma possibilidade de algumas partes do módulo – e principalmente o rover – ainda se manterem funcionais.

Por agora o controlo da missão irá continuar a tentar comunicar com o Vikram, enquanto vão analisando os passos a seguir em resultado deste imprevisto.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *