VW propõe kit eléctrico para o “Carocha”

O VW “Carocha” original é um clássico que apaixonou gerações, e agora a VW quer garantir que possa continuar a ser desfrutado sem preocupações de emissões poluentes, com um kit de conversão que o transforma num automóvel 100% eléctrico.

A ideia da VW é disponibilizar um kit de bateria e transmissão que facilite a conversão do “Carocha”, e de outros clássicos, em carros eléctricos. O processo de transformação não será feito pela VW mas sim por uma empresa alemã chamada eClassics especializada nesse tipo de conversões, pelo que na prática o processo assemelha-se mais ao que está a ser proposto por várias empresas de conversão do que propriamente numa iniciativa da VW – embora seja de agradecer o facto da VW se estar a associar e promover este tipo de iniciativas.

Neste caso, o kit não se limita a trocar o motor de combustão por um eléctrico e mantendo a transmissão existente (como é frequente neste tipo de conversões); em vez disso aplicando o motor e transmissão completa, que é o derivado do que é utilizado no E-Up! A bateria é de 36,8kWh, oferecendo uma autonomia de cerca de 200 kms.

A conversão da eClassics tem até o cuidado de esconder a ficha do carregador debaixo de um dos farolins traseiros, para um aspecto ainda mais discreto.

Mesmo não passando de uma “operação de charme” cujo impacto real ficará por verificar, é bom ver a VW a juntar-se a marcas como a Jaguar, que também começam a oferecer kits de conversão para alguns dos seus clássicos (e prevendo-se que seja algo que todos os fabricantes acabem por oferecer, à medida que vão transitando para as motorizações eléctricas). Falta apenas saber quanto é que estes processos de conversão irão custar, e se por conta de medidas como estas, se os países Europeus adoptam legislação que promova este tipo de transformações como forma de acelerar a redução da poluição nas nossas cidades.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *