Volvo revela novo XC40 100% eléctrico

A Volvo vai apresentar, já este mês, o novo XC40 eléctrico, o primeiro modelo 100% eléctrico da marca sueca.

Fazendo jus à tradição da marca, o novo XC40 eléctrico, será também um dos modelos mais seguros das estradas, apesar dos novos desafios que se apresentam derivados da ausência de um motor de combustão interno tradicional.

Este novo modelo foi construído com base nos excelentes níveis de segurança do XC40 original. No entanto, os engenheiros de segurança da Volvo Cars tiveram de redesenhar e reforçar a estrutura frontal para se confrontarem com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança Volvo. Para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo Cars desenvolveu uma nova estrutura. A bateria é protegida por uma safety cage de alumínio que foi embuída na estrutura do automóvel. A localização da bateria (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade da mesma para melhor protecção em relação a capotamentos. Entretanto, a estrutura do automóvel foi não só reforçada na frente mas também na retaguarda.

A motorização eléctrica foi integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine. Em termos de sistemas de segurança activa, o Volvo XC40 eléctrico também apresenta novidades. É o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui software desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer. Esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a introdução da tecnologia de condução autónoma.

A primeira apresentação pública do novo XC40 eléctrico está prevista para dia 16 de Outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *