Nissan revela protótipo eléctrico IMk

A Nissan revelou ontem o IMk, um protótipo que combina o design elegante, as tecnologias de ponta e aceleração eléctrica num compacto para criar o “derradeiro viajante urbano”.

Este automóvel 100% eléctrico indica a nova direcção da linguagem de design da Nissan para a cidade e como esta ajuda a dar vida à Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da marca para mudar a maneira como os automóveis são movidos, conduzidos e conectados à sociedade.

Equipado com as mais recentes tecnologias avançadas de assistência ao condutor Nissan ProPILOT e recursos de conectividade perfeitos, o IMk oferece um vislumbre de como os automóveis urbanos podem parecer e ser no futuro próximo.

A aparência e as proporções do IMk reflectem uma estética mínima, inspirada na nova filosofia de design da Nissan, chamada Futurismo Japonês Intemporal (Timeless Japanese Futurism). Adoptando a natureza simplista do design tradicional japonês, o exterior é caracterizado por linhas fluidas. Motivos japoneses cuidadosamente aplicados acrescentam um requinte elaborado. Mergulhado numa pintura Akagane – reflectindo uma cor avermelhada de cobre – o protótipo presta homenagem aos artesãos que transformaram o cobre em obras de arte funcionais.

O habitáculo doIMk é um novo tipo de “sala” que replica o ambiente de um café ou lounge. Os bancos promovem um espaço relaxante e acolhedor que dá a impressão de se estar sentado numa nuvem flutuante. O painel e as secções das portas são estofados com materiais de tons claros, reforçando a atmosfera acolhedora.

Além do botão de Start e indicadores de mudança de direcção, o painel fino do IMk não possui controlos físicos. Ao ligar o IMk, os controlos e configurações de conforto do habitáculo são revelados com ícones suavemente iluminados dentro do friso Akagane.

Informações importantes sobre a condução, como a velocidade do automóvel e as direcções de navegação, aparecem no “ar” graças a um prisma sem moldura. As informações personalizadas são comunicadas ao condutor através de displays holográficos.

O IMk possui as mais recentes tecnologias para ajudar os condutores numa ampla variedade de ambientes, desde autoestradas às ruas das cidades ea zonas de estacionamento.

O parqueamento remoto por smartphone ProPILOT possui a funcionalidade Vallet Parking que pode procurar um espaço de estacionamento automaticamente após a saída do condutor e passageiros do automóvel. Quando o condutor quiser voltar, o seu automóvel está à distância de um clique no botão do seu smartphone.

A operação extremamente silenciosa e o baixo centro de gravidade do IMk oferecem aos passageiros urbanos uma experiência de condução suave e poderosa. O motor eléctrico oferece excelente aceleração e um alto nível de capacidade de resposta que é eficaz no tráfego intenso com pára-arranca e até mesmo em encostas íngremes.

Durante uma viagem, os ocupantes podem desfrutar da tecnologia Invisível para Visível (I2V) da Nissan. Combinando as informações recolhidas por sensores dentro e fora do automóvel com dados disponíveis da nuvem, a tecnologia I2V pode avaliar as imediações do automóvel e antecipar o que está à frente ou até mesmo o que está atrás de um prédio ou de uma esquina. A orientação é dada de maneira interactiva e humanizada, inclusivamente através de um avatar que aparece dentro do automóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *