Ford desafia Tesla a repetir teste de Cybertruck vs F-150 de forma justa

Durante a apresentação do Tesla Cybertruck foi mostrado um vídeo do mesmo a puxar uma pick-up Ford F-150 sem grande esforço, mas a Ford desafia a Tesla a repetir o teste de forma justa.

O vídeo do Cybertruck a puxar uma F-150 será simbólico (ou não fosse a família F da Ford a mais vendida nos EUA desde 1986) mas o teste levantou bastantes dúvidas, até mesmo para os fãs da Tesla. Para começar, não foram revelados quais os modelos exactos, quer do Cybertruck quer da F-150. O que se pode antecipar, é que o Cybertruck seria um modelo dual-motor ou tri-motor, com 4WD, enquanto a F-150 estaria apenas em modo RWD (pelo patinar das rodas) e que faz suspeitar que fosse uma das versões equipadas com motor mais fraco.

De qualquer forma, mesmo sendo conhecida a vantagem dos motores eléctricos neste tipo de prova, com o seu binário instantâneo logo desde o arranque, há inúmeros factores a ter em conta e que tornam este vídeo inconsequente, a começar pela dimensão e tipo de pneus e – principalmente – o peso dos veículos. O Cybertruck será bastante mais pesado, e os seus pneus de maior dimensão garantir-lhe-ão também maior tracção. Para um teste realmente justo, ambos os veículos deveriam ter pneus idênticos e carga idêntica, tendo já levado a Ford a desafiar a Tesla a fazer um teste mais justo.

Mesmo com poucas hipóteses de sucesso da F-150, é algo que a Tesla poderia acomodar – e se não o fizer, é algo que seguramente será feito até à exaustão assim que os Cybertrucks começarem a chegar às estradas… daqui por dois anos.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *