Matrículas entram na era AA 00 AA

O início do mês de Março marcou também o início da atribuição, nesta segunda-feira, das primeiras matrículas da série AA 00 AA, sendo o início desta nova era apropriadamente marcado por um carro eléctrico.

Depois das séries com apenas um único grupo de letras (e dois outros sistemas utilizados antes de 1937), Portugal entra agora numa era em que as matrículas contarão com dois grupos de letras, no formato “AA 00 AA”, marcando-se também o adeus aos traços separadores entre grupos, e a secção amarela com o ano e data de matrícula. Este indicador do mês e ano era apenas utilizado em Portugal e causava alguma confusão noutros países, onde as matrículas apresentam um selo de validade na matrícula.

A primeira matrícula disponível desta nova geração é a AA 01 AA (a AA 00 AA fica reservada pelo IMT), atribuída a um automóvel eléctrico. Como curiosidade adicional, a última matrícula da série antiga (99-ZZ-99) foi também para um automóvel eléctrico.

Como seria de esperar, as anteriores matrículas permanecem válidas mas, em caso de substituição, os donos podem optar por manter o estilo original da sua matrícula ou optar pelo novo modelo (sem a data e sem os traços) – opção que seguramente irá ser seguida por aqueles que não apreciam a estética da parte amarela da matrícula.

Quanto a esta nova série, está previsto que seja suficiente para os próximos 45 anos. E quando lá se chegar, bastará novamente transitar o bloco numérico para um dos lados, ou usar três grupos de letras, que garantirão mais alguns séculos de matrículas.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *