Helicóptero que vai voar em Marte já instalado no rover Perseverance

O próximo mega-rover destinado a Marte vai levar consigo um pequeno helicóptero, que já se encontra instalado no rover, onde permanecerá até à chegada ao planeta vermelho.

Faltam cerca de 13 semanas para abrir a janela de lançamento para Marte (de 17 de Julho a 5 de Agosto), o que significa que se entra na fase final onde tudo tem que ficar pronto para que o rover Perseverance seja colocado no topo do foguete que o irá elevar da superfície terrestre e seguir caminho até ao nosso planeta vizinho.

Para além de todos os instrumentos científicos “fixos”, o Perseverance leva também este pequeno helicóptero, que pesa 1,8 kg e tem duas hélices de 1,2 metros contra-rotativas. Alojado na barriga do rover, os engenheiros da NASA tiveram que se certificar que todas as ligações de comunicações entre ambos estavam funcionais, assim como as linhas de alimentação. O helicóptero eléctrico dependerá da energia do rover para se recarregar até ao momento em que se separar do rover, passando a ser alimentado através de um painel solar acima das hélices.

O helicóptero só deverá ser activado cerca de dois meses e meio depois do Perseverance ter pousado em solo marciano (a 18 de Fevereiro), sendo que só deveremos saber se tudo correu como planeado lá para Maio de 2021.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *