Campanha de phishing promete combustíveis gratuitos na Galp

No decorrer do período de confinamento causado pelo Covid-19 têm aparecido várias campanhas de phishing, onde se destaca a “oferta” de Netflix gratuita, e agora temos uma nova campanha de phishing que apela ainda mais aos portugueses, fazendo-se passar pela Galp e prometendo combustíveis grátis.

Por esta altura já toda a gente, em todo o mundo, deveria saber que qualquer promessa que pareça demasiado boa para ser verdade é, muito provavelmente, demasiado boa para ser verdade. Ainda assim, não há como não reforçar os alertas para estes ataques, para garantir que ninguém caia neles.

Desta vez trata-se de uma mensagem que tem andado a circular no WhatsApp, que se faz passar por uma oferta oficial da Galp, prometendo 3 meses de combustível gratuito – e que já conta com uma página de alerta de phishing da própria Galp.

A mensagem volta a usar o Covid-19 como justificação, dizendo que devido às medidas de isolamento social a Galp estaria com os tanques de armazenamento cheios, e que para evitar “perdas significativas” nas linhas de produção, estavam a oferecer 3 meses de combustível gratuito a todas a pessoas que precisassem.

Pois, como se poderá imaginar, é completamente falso e é uma artimanha que visa apenas obter os dados das pessoas mais distraídas.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *