Elon Musk quer outras marcas a usar baterias e motores Tesla

Enquanto a maioria dos fabricantes automóveis tenta acelerar o passo para apanhar a Tesla, Elon Musk relembra que a Tesla está receptiva a fazer parcerias para fornecer baterias, motores e até o seu Autopilot para uso por outras marcas.

A Tesla tem feito esforços incríveis a nível de evoluir a qualidade dos seus automóveis, mas a verdade é que ainda agora, os Tesla deixam bastante a desejar em termos de qualidade de acabamentos face a qualquer carro europeu ou nipónico de gama média ou segmento superior. Muitas pessoas já terão pensado: o ideal seria ter um carro com os acabamentos / robustez de um Mercedes topo de gama, mas com as baterias, motores e tecnologia da Tesla. E na verdade, isso será perfeitamente possível… se houver boa vontade.

Elon Musk relembrou que a Tesla está receptiva a fazer parcerias com outros fabricantes, já que o seu intuito continua a ser o de acelerar a transição da nossa sociedade para a utilização de tecnologias limpas o mais rapidamente possível. Precisamente por isso faz todo o sentido ajudar todos os fabricantes a afastarem-se dos motores de combustão quanto antes.

Claro que a medida iria fazer com que a Tesla começasse a lucrar directamente com o sucesso dos seus concorrentes, mas isso não é assim tão anormal quanto possa parecer. Basta relembrar que a Samsung também lucra com os ecrãs OLED que vende à Apple para os iPhones, embora também fabrique os seus próprios smartphones.

Ter um BMW, ou VW, ou Mercedes, ou qualquer outro carro, com baterias e motores Tesla (e Autopilot) seria uma excelente forma de acelerar a electrificação dos transportes pessoais, e que deveria ser considerada seriamente pelos fabricantes automóveis; isto se valorizarem o respeito pelo planeta e os seus cidadãos mais do que os seus próprios lucros e interesses… Infelizmente, e relembrando o caso dieselgate, não me parece que seja esse o caso.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *