Rover Perseverance já está a caminho de Marte

Muito se tem falado do novo rover Perseverance que irá suceder ao Curiosity – que ainda vai circulando por Marte apesar de todas as dificuldades – e, finalmente, este novo rover já está a caminho de Marte.

Se tudo correr como previsto, o Perseverance será o quinto rover da NASA a circular no planeta vermelho, seguindo-se aos Sojourner, Spirit, Opportunity, e Curiosity – sendo que todos eles superaram amplamente todas as previsões de durabilidade em Marte.

O pequeno Sojourner lançado em 1997 devia durar apenas 7 dias e conseguiu resistir 85 dias, percorrendo 100 metros. Em 2004 o Spirit chegou com o objectivo de durar 90 dias e percorrer 600 metros; tendo acabado por percorrer mais de 7 km e ficando activo por mais de 5 anos até ter ficado preso numa zona de areia. Quase em simultâneo, o Opportunity teve melhor sorte e conseguiu manter-se activo por mais de 14 anos, e percorrendo mais de 45 km. O que nos leva até ao Curiosity, que chegou a Marte em 2012 e continua activo, fazendo parte de uma nova geração de rovers do tamanho de um carro, com muitos mais instrumentos e capacidades que os pequenos rovers que o precederam, e que em breve contará com a companhia do Perseverance, que para além de uma série de novos instrumentos e melhorias, até leva um helicóptero a bordo (chamado Ingenuity).

Mas, antes de mais importa garantir que o lançamento é bem sucedido e o Perseverance consegue dar início a esta viagem sem quaisquer incidentes.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *