Ajustar limpa-pára-brisas num Tesla deu multa na Alemanha

Um condutor alemão foi multado e ficou com carta suspensa, depois de ter estado envolvido num acidente enquanto estava a ajustar a velocidade de operação do limpa-pára-brisas num Tesla Model 3.

O condutor não ficou satisfeito com a decisão, considerando que estava apenas a “operar o veículo”, e avançou para os tribunais. Mas os tribunais mantiveram a decisão, dizendo que o touchscreen do veículo, apesar de ser essencial para o acesso e controlo de muitas das suas funções, constitui um dispositivo electrónico que implica que só deva ser utilizado durante breves instantes durante a condução, e apenas quando houver condições (trânsito, condições atmosféricas, etc.) que permitam fazê-lo em segurança.

O Model 3 da Tesla vem com limpa-para-brisas automáticos, que podem também ser activados manualmente na haste ao lado do volante. No entanto, o ajuste manual da velocidade dos mesmos – que na maioria dos automóveis também está acessível directamente através das hastes ou botões no volante – tem que ser feita através do touchscreen, tendo sido esse ajuste que terá distraído o condutor ao ponto de provocar um acidente.

Como se pode ver na imagem no topo, o acesso e ajuste da velocidade do limpa-pára-brisas até nem é assim tão complicado. Mas, com esta decisão, relembra que o recurso (cada vez mais frequente) aos touchscreens nos carros não dá direito a que se tire os olhos da estrada – e o mesmo poderia aplicar-se a qualquer outra operação no ecrã de qualquer outro automóvel: por exemplo, estar a ver informação sobre a próxima revisão do veículo, ou estar espreitar as definições Bluetooth, ou a ajustar as definições do som, etc.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *