Hyundai e SK Innovation vão desenvolver ecossistema de baterias eléctricas

A Hyundai Motor Group e a empresa SK Innovation concordaram em cooperar no desenvolvimento de um ecossistema sustentável para as baterias dos veículos eléctricos (EV), que são cruciais para a mobilidade futura.

Ambas as partes anunciaram recentemente o seu plano de cooperação em diversas áreas de negócio relacionadas com a indústria das baterias eléctricas, incluindo soluções de venda de baterias eléctricas, serviço de gestão de baterias e reutilização e reciclagem de baterias.

Esta colaboração origina-se na necessidade partilhada das empresas em criar uma cadeia de valor das baterias e reforçar a consciência ecológica nas operações de negócio, cobrindo o ciclo de vida completo das baterias eléctricas.

Ao contrário dos esquemas de cooperação já existentes entre empresas de mobilidade e empresas de baterias que tendem a centrar-se no fornecimento de baterias, a cooperação entre a Hyundai e a SK Innovation aponta para um ciclo virtuoso de utilização das baterias conhecido como “Battery as a Service” (BaaS), que inclui serviços de leasing e aluguer. O objectivo esperado desta colaboração é catalisar a propagação de sistemas de cooperação diversos entre empresas de mobilidade e de baterias.

Através desta parceria, as duas partes visam reforçar a estabilidade da cadeia de fornecimento de baterias e criar um ciclo virtuoso de recursos desde a reciclagem até à produção, na redução de emissões de CO2, no incentivo para um design optimizado que conecta os veículos eléctricos e a reutilização de baterias e, por fim, a criação de sinergias aumentando o valor através do design optimizado das baterias.

As duas empresas irão procurar soluções que possam maximizar o valor e a responsabilidade social das baterias eléctricas, incluindo a reutilização de baterias que já não são úteis nos veículos para diversas aplicações como, por exemplo, o Sistema de Armazenamento de Energia, e a reciclagem de baterias que extrai metais com valor económico como o lítio, níquel e cobalto.

Prevê-se que estas inovações aumentem o valor e a competitividade da indústria da reciclagem de baterias, que irá ser o pilar da futura era EV.

Para além de colaborar com a SK Innovation, a Hyundai Motor Group está empenhada em assegurar e abrir novos mercados, colaborando com intervenientes globais especializados na reutilização de baterias eléctricas, incluindo a empresa Korea Hydro & Nuclear Power Co., Wärtsilä, OCI, e Hanwha Solutions. A Hyundai Motor Group, através da colaboração com a SK Innovation, planeia reforçar a sua competitividade tecnológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *