Eximus IV bate recorde de eficiência – poderia dar a volta ao mundo com 2 litros de gasolina

A transição para os veículos eléctricos vem facilitar o processo de comparar a sua eficiência de forma mais directa que os “litros por 100 km”, e o Eximus IV mostra-nos aquilo a que se pode ambicionar, com novo recorde de eficiência.

O Eximus IV não é propriamente um carro eléctrico construído por estudantes, na verdade melhor sendo descrito como um micro-comboio com capacidade para seis pessoas, já que rola sobre carris para reduzir o impacto do atrito das rodas. Desde 2016 que tem vencido a competição Delsbo Electric na Suécia, que premeia o veículo mais eficiente, e este ano não foi excepção.

O desafio é o de percorrer uma pista com carris com 3,36 km de comprimento, transportando 6 pessoas com um peso médio de 50 kg, usando a menor quantidade de energia possível por passageiro por distância. Em 2016 o Exinus IV dominou a prova ao atingir uma eficiência de 0.84 Wh/pessoa/km, e desde então tem vindo a melhorar a cada ano. No ano passado (2019) atingiu uns impressionantes 0,603 Wh/ pessoa / km; e este ano voltou a dar novo salto de gigante, ao reduzir esse valor para uns incríveis 0,517 Wh/ pessoa / km!
Para tornar este feito um pouco mais compreensível para um mundo que ainda pensa em termos de veículos com motores a combustão, seria o equivalente a conseguir dar a volta ao mundo com apenas 2 litros de gasolina.

No mínimo, servirá para nos relembrar que os comboios são uma excelente e super-eficiente forma de transporte que, infelizmente, parece ser continuamente menosprezada; mas por outro lado, define a fasquia que um dia se poderá esperar atingir com veículos de transporte eléctricos que venham a ser comercializados.

Este vídeo de 2019 explica o desafio.

E aqui fica o vídeo deste ano.

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *