Airbus A400M realiza campanha de certificação para reabastecimento de helicópteros em voo

A nova geração de Airbus A400M realizou com sucesso a campanha de certificação de reabastecimento em voo de helicópteros, completando a maioria dos seus objectivos no que diz respeito ao desenvolvimento e certificação.

A Airbus Defence and Space pretende obter a certificação completa de reabastecimento em voo de helicópteros até ao final deste ano, com a conclusão de todos os testes de operação nocturna obrigatórios.

Os testes de voo, realizados em coordenação com French Armament General Directorate (DGA), envolveram operações com dois helicópteros H225M da Força Aérea Francesa. Esta acção decorreu em condições diurnas e nocturnas na costa oeste da França entre os 1.000 e 10.000 pés e velocidades de voo tão baixas quanto 105 nós. Durante esses voos, foram realizados 81 contactos molhados e transferências de 6,5 toneladas de combustível, o que incluiu o reabastecimento simultâneo de dois helicópteros pela primeira vez. Os testes confirmaram os resultados positivos das operações de contactos secos e molhados realizadas em 2019 e 2020.

O reabastecimento em voo de helicópteros é uma capacidade militar única e estratégica para as operações das Forças Especiais, que envolve aeronaves com diferentes perfis de voo e partilha de condições de voo comum muito limitadas, exigindo assim, padrões de voo em formação a baixas altitudes e condições nocturnas.

Graças a esta capacidade, o A400M torna-se um dos poucos aviões-tanque do mundo com capacidade para tais operações. O H225M multiusos é um dos poucos helicópteros do mundo capazes de reabastecer em voo, estendendo o alcance padrão de 700 NM em até 10 horas de voo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.