Acesso gratuito ao Toyota THUMS mostra forte aceitação fora do sector automóvel

No caminho para o seu objectivo de zero vítimas de acidentes de viação, a Toyota investiu mais de 20 anos de trabalho desde 1997 para criar e melhorar o software THUMS (Total Human Model for Safety), tornando-o o modelo de simulação virtual do corpo humano mais avançado do mundo.

A Toyota disponibilizou de forma gratuita o software de segurança virtual de corpos humanos THUMS no início de 2021 através deste site público. Desde então até 1 de Julho 2021, foi descarregado por 400 utilizadores em todo o mundo. O THUMS também tem vindo a ser usado em estudos de ergonomia em áreas não automóveis, como por exemplo, em projectos de camas voltados para a prevenção de escaras, projecto de raquetes, capacetes de futebol americano e ainda calçado para prevenção de lesões.

O THUMS foi originalmente desenvolvido como um manequim digital de teste de colisão de veículos, que inclui todos os ossos, órgãos, tecidos e tendões encontrados no corpo humano. O manequim virtual pode ser homem, mulher ou criança de diferentes idades, podendo até assumir diferentes posturas – sentado ou a caminhar. Tudo isto torna o THUMS um dos sistemas mais avançados disponíveis para simular e analisar lesões causadas por forças externas em infinitos cenários possíveis.

Tjark Kreuzinger, Gestor Sénior da TME R&D Safety Research & Technical Affairs afirma: “Comparado com bonecos de colisão físicos normalmente usados em testes de colisão de veículos, o THUMS é capaz de analisar lesões relacionadas à colisão com mais detalhe, porque modela com precisão as formas e durabilidade de corpos humanos levando em consideração diferentes géneros, faixas etárias e tamanhos corporais, bem como diferentes posturas. O THUMS pode ajudar a melhorar a segurança e o conforto em diversas aplicações. É por isso que a Toyota deseja difundir o uso do THUMS, de forma mais ampla e além da indústria automóvel, tornando-o disponível gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *