Novos Tesla Model S e X sem opção para volante tradicional

Elon Musk não parece ter qualquer dúvida quanto ao volante de formato rectangular dos novos Model S e X, dizendo que a Tesla não irá disponibilizar qualquer opção para um volante circular tradicional.

Os interessados nos mais recentes Model S e Model X da Tesla que estiverem indecisos quanto a poderem ter que escolher entre o volante futurista rectangular ou um eventual volante tradicional, não terão qualquer indecisão: a Tesla não vai dar qualquer opção, disponibilizando apenas o volante rectangular. Este é um formato de volante que tem gerado alguma controvérsia, mesmo em termos de segurança.

Elon Musk e a Tesla focam-se nas vantagens deste volante, que permite uma visão desobstruída do ecrã à sua frente, mas parecem esquecer-se as complicações adicionais que cria em termos de manobras – não só em coisas como manobras de baixa velocidade que se possa querer fazer rapidamente e que obriguem a rodar o volante na totalidade, como também em situações de emergência, como estrada com gelo ou óleo.

Também não quero imaginar o que será um volante destes a fazer uma rotação súbita (como aquelas a que os condutores de veículos todo terreno estão habituados a enfrentar colocando todos os dedos do lado de fora do volante, para que não se arrisquem a ver um polegar “arrastado”) devido a um qualquer buraco ou obstáculo na estrada que tenha tal efeito.

Este formato de volante seria mais fácil de aceitar se a Tesla tivesse optado pelo sistema “drive-by-wire” 100% eléctrico, que se chegou a pensar que iria ser aplicado, sem ligação mecânica entre volante e rodas. Tal sistema permitiria alterar dinamicamente a relação de rotação do volante e ângulo de viragem das rodas, minimizando (ou evitando por completo) a necessidade de se rodar o volante mais de 180º (ou até menos).

Publicado originalmente no AadM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *