Podendo fazer repensar a necessidades de carros grandes que persiste no ocidente, na China o económico Hong Guang Mini eléctrico tem feito sucesso.
O Hong Guang Mini foi lançado o ano passado e já vendeu mais de 260 mil unidades, esperando-se que este ano venda 400 mil unidades e no próximo ano expluda para os 1,2 milhões. Isto porque o carro, mais que um simples “carro”, tem-se tornado num fenómeno de moda, em que toda a gente quer um, e criando uma enorme comunidade de personalização dos veículos em seu redor. E, claro que não se poderá ignorar que o carro custa apenas 3.790 euros – o que só o coloca em patamares de valores que são pedidos por alguns portáteis, por exemplo; e cerca de 1/4 do valor pedido pelo económico Dacia Spring eléctrico.
Com uma velocidade máxima de 100 km/h e uma autonomia de 160 km, o Hong Guang Mini não será o carro ideal para grandes viagens, mas para quem procurar uma forma de de deslocar no seu dia a dia, será mais que suficiente – e o mesmo seguramente se aplicaria por cá, considerando que temos o preço da gasolina a aproximar-se do marco dos €2 por litro!
Para alguém que gaste 80 euros de gasolina por mês, a simples poupança do valor dos combustíveis faz com que um carro destes fique automaticamente pago ao fim de 4 anos – e por enquanto ainda vamos podendo carregar um carro eléctrico com painéis solares sem pagar nenhuma taxa adicional por isso (algo que poderá não se manter durante muito mais tempo).