A Audi completou com sucesso um teste de 8 dias do Audi RS Q E-Tron eléctrico em condições “exigentes” em Espanha, em preparação para o Dakar.
Apesar do vergonhoso escândalo dieselgate, o grupo VW parece empenhado em estar na linha da frente para os eléctricos no desporto automóvel, e agora quer tentar ser a primeira marca a ganhar o Dakar com o seu “eléctrico” Audi RS Q E-Tron. Na verdade o carro torna-se num híbrido, mas não no sentido dos híbridos tradicionais. O carro tem propulsão 100% eléctrica, recorrendo a dois motores modificados da Formula E, mas como ainda não temos tecnologia de baterias adequada para aguentar as travessias de longa distância a alta-velocidade que caracterizam o Dakar, leva a bordo um motor TFSI a funcionar unicamente como gerador – sistema idêntico ao que era utilizado pelo Ampera, ou pelo BMW i3 com o motor de extensão de autonomia, que também era usado apenas para carregar as baterias.
Neste teste em Espanha, foram percorridos 1.700 km em estradas de terra e a temperaturas superiores a 34ºC, para detectar e corrigir problemas que pudessem surgir em condições próximas das que serão encontradas no rally Dakar. A Audi diz estar satisfeita com os resultados, e que em Setembro se segue nova ronda de testes, desta vez em terreno com dunas.
Vai ser interessante ver se a fiabilidade acrescida dos motores eléctricos se traduz numa vantagem directa, e se a sua vitória poderá influenciar outros fabricantes a seguirem pelo mesmo caminho dos eléctricos com gerador às costas.