A Bosch criou um cabo de carregamento para automóveis eléctricos que dispensa o tradicional “tijolo”, facilitando a sua utilização e arrumação.
Os automóveis eléctricos podem fazer com que se torne dispensável as visitas regulares aos postos de combustível mas, por outro lado, obrigam a aprender novos rituais, como o de ter um cabo de carregamento sempre à mão. Normalmente esses cabos têm um bloco onde concentram a parte electrónica da gestão da energia; mas a Bosch conseguiu criar um cabo que dispensa esse bloco.
O resultado é um cabo bastante mais prático, que de um dos lados inclui a possibilidade de escolher entre diferentes tipos de tomada, o que também facilitará a sua utilização em diferentes países, sem que seja necessário usar cabos diferentes.
Este cabo permite carregamentos até 22 kW (ou 2.3 kW numa tomada doméstica) e pesa menos de 3 Kg, menos 40% do que a maioria dos cabos usados nos automóveis eléctricos. A Bosch diz que ficará disponível, para fabricantes e consumidores finais, em meados de 2022.