Cuidados a ter ao conduzir em piso molhado

Com a chegada do Inverno, chega também a chuva e todo o cuidado na estrada é pouco, isto porque o piso molhado tem uma influência directa na segurança rodoviária.

Mesmo que o tempo de reacção do condutor seja idêntico ao de quando não chove, o veículo irá demorar mais tempo até se imobilizar numa travagem mais repentina. A aderência dos pneus à estrada também será mais reduzida, por isso a condução deve fazer-se sempre em velocidades menores.

Deixamos-lhe 4 dicas que deve ter em consideração quando estiver a conduzir em piso escorregadio.

1. Pneus sempre em perfeitas condições
Como os pneus são o único componente do veículo que se encontra em contacto directo com o piso molhado, deve garantir que a pressão, os rastos ou mesmo o tipo de borracha, estão adequados para a viagem que vai realizar.

2. Saber reagir à aquaplanagem
A aquaplanagem ocorre quando o veículo perde a aderência ao piso ao passar num lençol de água ou uma estrada inundada. Quando isto acontecer, não entre em pânico, não trave a fundo nem faça movimentos bruscos com o volante. Simplesmente desacelere e tente controlar o volante o mais direito possível até passar essa zona.

3. Mantenha uma distância maior para o veículo da frente
Tal como dissemos, com o piso molhado o veículo irá percorrer uma maior distância numa situação de travagem mais brusca ou repentina. Assim, se não mantiver uma distância maior do que habitual do carro que vai à sua frente, se este travar de emergência, corre um risco maior de embater na traseira do mesmo.

4. Visibilidade é crucial
O passar do tempo e outros efeitos como o sol quente do verão poderá danificar as borrachas dos limpa para-brisas e, quando começa a chover, poderão não estar em condições de limpar correctamente o vidro, dificultando a visibilidade e potenciando acidentes. Deve substituir as escovas caso note alguma deterioração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *