Inteligência Artificial está a revolucionar o trabalho nas fábricas da Nissan

Imagine que comprar um automóvel novo se torna uma escolha das melhores opções e características para o seu estilo de vida.

Os automóveis estão a ficar mais inteligentes, mais conectados, mais avançados a cada dia. Incorporam cada vez mais inovações tecnológicas de ponta, que se somam a uma já vasta gama de funcionalidades padronizadas.

A quantidade de inspecções detalhadas de qualidade envolvidas na verificação de cada automóvel, das suas características padrão e das opções numa linha de produção movimentada apresenta, por isso, cada vez mais desafios. No entanto, a rápida diversificação e digitalização de todos os sistemas de fabrico – e não apenas na indústria automóvel – está a impulsionar a inovação e a proporcionar novas oportunidades para entregar mais valor ao cliente.

A Nissan está a acelerar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de fabrico e inspecção. Estas tecnologias, não só vão ajudar a garantir uma maior satisfação do cliente, mas também criam um ambiente de fabrico mais confortável e eficiente para os trabalhadores das fábricas.

Inicialmente desenvolvido pelo neurocientista Dr. Andrew Batchelor e pela sua equipa na fábrica da Nissan em Sunderland, Reino Unido, o sistema de avaliação de IA da Nissan utiliza algoritmos de aprendizagem automática baseados genericamente na forma como o cérebro humano funciona. O sistema “empilha” as várias camadas de uma imagem uma sobre a outra, filtrando contornos, tons e texturas. Em seguida, mistura estes elementos, formando uma representação complexa de um objecto, dentro do qual pode detectar quaisquer anomalias.

Liderada pelo chefe de projeto Yoshinori Sato, uma equipa de engenheiros da Nissan está a trabalhar em novas formas de introduzir tecnologias de IA (Inteligência Artificial) de ponta na produção dos automóveis da marca no Japão. Um dos resultados é um scanner de inspecção capaz de avaliar várias peças de automóveis com um grau de precisão de 99,995 por cento e que está operacional na fábrica de Oppama desde o ano passado. Utiliza aprendizagem de máquina (machine learning) para avaliar novas imagens por comparação com os dados de entrada armazenados e, em seguida, tomar decisões inteligentes de controlo de qualidade.

Apesar destes benefícios, existiam algumas dúvidas sobre os planos da equipa para implementar IA nas fábricas da Nissan no Japão. Era importante para o futuro do projecto que a equipa abordasse estas preocupações e ganhasse o apoio dos seus colegas. Solicitaram com sucesso uma patente no Japão para o seu sistema de avaliação de IA, comprovando a precisão da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *