Nissan Qashqai reconhecido pelo Euro NCAP como o melhor SUV médio em 2021

Um mês depois de alcançar uma classificação de 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP, o novo Nissan Qashqai recebe o prémio Melhor no Segmento 2021 (Best in Class 2021) na categoria de SUV’s médios, no âmbito deste Programa Europeu independente de Avaliação de Automóveis Novos (Euro NCAP).

Todos os anos, o Euro NCAP publica a lista dos automóveis que tiveram melhor desempenho nas respectivas categorias, comparando-os com os resultados dos seus concorrentes. Este prémio é atribuído com base nas pontuações de segurança para ocupante adulto, ocupante de crianças, peões e assistência de segurança. A soma ponderada das pontuações nessas categorias determina o vencedor da classe.

O Euro NCAP atribuiu ao novo Nissan Qashqai 91% para a protecção dos ocupantes adultos e infantis, colocando-o entre os melhores do seu grupo. Este desempenho excepcional reflecte a estrutura avançada da nova plataforma CMF-C do Qashqai, construída com aço ultrarresistente em áreas-chave para melhorar a rigidez, permitindo ao mesmo tempo que a força de um impacto seja absorvida e reduzida antes de chegar à célula de segurança dos passageiros.

A adição de um airbag central – o primeiro para a Nissan na Europa – para evitar a colisão de cabeças entre o condutor e o passageiro do banco da frente em caso de impacto lateral, ajudou Qashqai a alcançar o máximo de 16 pontos no teste de impacto lateral.

Foi alcançada uma pontuação quase máxima de 23,8 de um total possível 24 para a protecção dos ocupantes criança e o máximo de 12 pontos para a verificação da instalação do assento de retenção para crianças.

A 3ª geração do Nissan Qashqai obteve uma pontuação de 70% nos testes de protecção de ciclistas e peões. O Nissan Qashqai conta com vários dispositivos de segurança activos, incluindo travagem de emergência inteligente, que avisa o condutor e aplica os travões se o automóvel antecipar um impacto com um veículo, peão ou ciclista. Este é o padrão em toda a nova gama Qashqai, não apenas nas versões de grau superior.

No entanto, o Euro NCAP reconhece que é sempre preferível prevenir acidentes e atribui pontos para a tecnologia que ajuda os condutores a evitar colisões e o Qashqai também obteve uma pontuação excepcionalmente elevada neste capítulo com uma classificação de 95%, graças às tecnologias de Mobilidade Inteligente Nissan.

Uma estreia para a Nissan na Europa é a adição de um head-up display, permitindo ao condutor monitorizar a sua velocidade, direcções de navegação e o limite de velocidade prevalecente sem tirar os olhos da estrada. A introdução de faróis inteligentes, que ajustam a forma do feixe para evitar que os condutores que se avizinham sejam encandeados, é mais um exemplo das novas tecnologias do novo Qashqai que melhoram a segurança.

O Qashqai também intervém automaticamente quando outro veículo numa faixa de rodagem vizinha não foi notado pelo condutor, “conduzindo” activamente o Qashqai de volta à faixa de rodagem e para longe do perigo. O Alerta de Trânsito Transversal traseiro também evita colisões ao recuar nos lugares de estacionamento.

O Euro NCAP tem vindo a testar independentemente os automóveis comercializados na Europa desde 1997, medindo a maioria dos novos modelos que estão à venda de acordo com os seus critérios, em constante evolução. Além de testar a força física real dos automóveis em várias colisões simuladas, a organização testa e pontua a tecnologia de prevenção de acidentes.

A avaliação completa Euro NCAP do Novo Nissan Qashqai pode ser consultada aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *