Criada há menos de um ano no nosso país, a Stellantis é um novo actor no sector da mobilidade, e segundo os dados da ACAP, o Grupo foi o líder destacado no mercado nacional com o primeiro lugar na venda de automóveis novos (Veículos de Passageiros + Veículos Comerciais Ligeiros], e teve uma liderança nos mercados de Ligeiros de Passageiros e de Comerciais Ligeiros.
Em termos globais (VP + VCL), o conjunto das nove marcas da Stellantis – Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Opel, Peugeot e Maserati – vendeu um total de 50.934 unidades, que representam uma quota de 29,0%. Significa que pouco menos de uma em cada três viaturas vendidas em Portugal em 2021 foi comercializada nas redes de Concessionários dessas marcas.
Merece destaque, neste capítulo, a Stellantis ter colocado quatro das suas marcas no top-10 de vendas nacional (VP + VCL). Além da Peugeot, que em 2021 liderou o mercado nacional, Citroën, Fiat e Opel estiveram entre as marcas mais comercializadas no nosso País.
No que se refere ao mercado dos Ligeiros de Passageiros (VP), a Stellantis terminou 2021 igualmente na posição de líder, com mais de um quarto do mercado (25,90% de quota), fruto das 38.003 unidades vendidas. Ou seja, um em cada quatro automóveis de passageiros comercializados em Portugal foi de uma das nove marcas acima referidas.
O ano de 2021 foi também de liderança da Stellantis no mercado dos Comerciais Ligeiros (VCL), aqui com uma quota de mercado bastante expressiva de 44,9%, correspondente a 12.931 unidades vendidas, com especial protagonismo para os modelos fabricados pela Stellantis em Mangualde. É, assim, reflexo claro da confiança que empresas e profissionais têm nos veículos que compõem as gamas das marcas Peugeot, Citroën, Fiat, Opel e Jeep.
A Stellantis tem o objectivo de ser um líder mundial de mobilidade sustentável. Actualmente, a Stellantis Portugal e as suas marcas comercializam 40 modelos electrificados (eléctricos, MHEV e PHEV) no mercado português. Uma oferta que inclui todo tipo de veículos: citadinos, SUV, berlinas, todo-o-terreno, desportivos, veículos comerciais…
Com esta estratégia e oferta electrificada, a Stellantis liderou em 2021 também o mercado português de automóveis 100% eléctricos a bateria (BEV), com 2.826 unidades vendidas, que deram ao Grupo uma quota de 21,3% e a primeira posição na venda de veículos movidos por esta tecnologia sustentável e inovadora.