A IVECO BUS assinou um acordo com o operador flamengo-belga De Lijn para a aquisição de um volume estimado de 500 autocarros E-WAY de 18 metros durante um período de 2+2+2 anos.
A De Lijn, empresa do governo flamengo na região de Flandres, transporta cerca de 3,5 milhões de passageiros todosos anos. A IVECO BUS irá, assim, apoiar o objectivo da empresa de prestação de serviços de mobilidade livres de emissões nas zonas urbanas, através do seu E-WAY articulado. Este acordo enquadra-se no plano da De Lijn de transitar toda a sua frota de autocarros para fontes de energia sustentáveis, com a implantação de 3.430 autocarros eléctricos até 2035, cobrindo 200 milhões de quilómetros por ano livres de emissões, convertendo os seus depósitos e a
infraestrutura de carregamento.
Os autocarros eléctricos E-WAY de 18 metros irão operar em várias cidades de Flandres. As entregas iniciam-se em 2024, levando a que passem a representar a maior frota de autocarros eléctricos articulados IVECO BUS em operação.
O E-WAY 100% eléctrico de 18 metros foi seleccionado pela De Lijn pelas suas qualidades técnicas e desempenho económico. Os veículos serão alimentados pela nova linha de transmissão da Siemens e pelas novas baterias do tipo NMC, com uma capacidade total de 623 kWh. Este inédito pacote de baterias será montado na nova fábrica de baterias da FPT Industrial, em Turim, em Itália.
O E-WAY vai ao encontro do Regulamento Geral de Segurança 2 (GSR2) através das suas características de segurança, tais como a detecção de ângulo morto, a adaptação inteligente da velocidade, sistema de alerta de colisão frontal, detecção de fadiga do condutor e sensores de pressão dos pneus. Todos os autocarros estarão equipados com um sistema de câmaras nos espelhos.