Representando uma reviravolta completa, a Porsche parece estar a considerar integrar apps da Google nos seus automóveis, como Google Maps e Google Assistant, dispensando a necessidade de ligar um smartphone ao carro.
A Porsche está em negociações com a Google para incluir as apps e serviços do gigante tecnológico directamente no sistema de infotainment dos seus automóveis. Isto permitiria aos condutores terem acesso a serviços como o Google Maps de forma directa, sem necessidade de terem um smartphone ligado ao carro via Android Auto ou CarPlay.
A medida parece natural mas torna-se inesperada por, anteriormente, a Porsche ter dito que não incluiria apps da Google nos seus carros porque a Google exigia o acesso a demasiados dados sobres os utilizadores e os veículos. Mas, ou a Porsche aceitou essas condições, ou a Google estará mais predisposta a recolher menos dados, tendo em conta os inúmeros processos que tem enfrentado na Europa quanto ao acesso, recolha e utilização de dados sobre os utilizadores.
Refira-se que a medida não abrangerá apenas a Google, já que também estarão em cursos negociações idênticas com a Apple, Tencent, Alibaba e Baidu.
O que é certo é que, se isto se vier a confirmar, acaba por ser o reconhecimento de que as marcas automóveis não têm capacidade para competir com os gigantes tecnológicos a nível de plataformas de apps, e terão que encontrar um ponto intermédio em que consigam conviver mutuamente. Uma das marcas que teria boas oportunidades de o conseguir fazer seria a Tesla, já que não seria preciso muito adicionar uma “app store” aos seus automóveis.