Carlos Tavares, CEO da Stellantis, anunciou na passada 6ª feira a entrada do Centro de Produção Stellantis de Mangualde numa nova era com a produção de veículos comerciais ligeiros eléctricos a bateria (BEV), no início de 2025, produzindo os modelos Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò, nas versões de comerciais ligeiros e de passageiros.
Mangualde será, assim, a primeira unidade industrial portuguesa a produzir carros totalmente eléctricos a bateria em grande série, para os mercados doméstico e de exportação, desde o lançamento. O anúncio foi feito durante a visita do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, à Fábrica Stellantis de Mangualde.
A Stellantis Mangualde lidera uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial com o projecto “GreenAuto”, que reúne um consórcio de 37 entidades parceiras, também presentes no evento, e que representa um investimento conjunto de 119 milhões de euros.
“Temos o orgulho de anunciar que Mangualde entrará numa nova era com a produção em grande série de furgões eléctricos a bateria em Portugal para fornecer as soluções indispensáveis aos nossos clientes empresariais“, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Impulsionar a experiência de fabrico de Mangualde para construir veículos eléctricos a bateria é fundamental para a descarbonização contínua das nossas frotas e mais um passo numa altura em que trabalhamos para alcançar um ‘mix’ de 40% de zero emissões até ao final da década“.
Em 2022, a Stellantis foi líder do mercado de veículos comerciais ligeiros BEV na Europa, com uma quota de mercado na ordem dos 43%. Em 2022, a Empresa foi, também, líder de vendas BEV no mercado português com uma quota de 22%; na venda de veículos comerciais ligeiros com 43%; e na venda de comerciais ligeiros BEV com uma quota de 54%.
A fábrica da Stellantis em Mangualde, que no ano passado celebrou o seu 60º aniversário, e que foi a primeira fábrica de montagem de automóveis em Portugal, produziu mais de 1,5 milhões de veículos até à data. Actualmente, quase um em cada quatro veículos produzidos em Portugal provêm da linha de produção de Mangualde. O arranque da produção da actual geração de veículos teve lugar em 2018.
Este anúncio assegura o futuro da Fábrica e confirma a importância deste centro de produção para a economia, o Produto Interno Bruto e as Exportações portuguesas, bem como para o emprego e o desenvolvimento do tecido empresarial e industrial da região.