Ao contrário de outras empresas, a Tesla quer contratar fãs para conduzirem automóveis este Verão para recolherem dados das estradas e arredores.
Se a Google, TomTom, Apple e outras empresas, já têm por hábito ter frotas próprias de carros que andam a circular pelas estradas para recolherem dados para efeitos de criação e actualização de mapas e captura de imagens para o Street View (ou equivalente), a Tesla parece querer deixar esse trabalho para os fãs da marca.
Apesar da Tesla já contar com a frota mais numerosa de carros que têm capacidade de recolha de dados, a empresa de Elon Musk ainda assim acha que é necessário fazer umas rondas dedicadas especificamente à recolha de dados – embora não especifique que as pessoas contratadas irão utilizar os seus próprios Teslas ou, o que será mais lógico, utilizar carros com equipamento especializado para a recolha de informação, com LIDARs, câmaras adicionais, etc.
Apesar da oferta ser maioritariamente para áreas nos EUAs, também há relatos de que o mesmo tipo de trabalho está a ser oferecido noutros países, pelo que é possível que também venha a ser feito em países europeus e em Portugal.
Ainda recentemente falamos do outro lado da questão dos carros com câmaras serem cada vez mais numerosos nas estradas, com a polícia a requisitar essas imagens para investigação de crimes.