Tesla só valoriza modo FSD quando lhe convém

Elon Musk diz que o modo FSD tem potencial para custar mais do que o próprio carro, mas esse valor só é válido quando é para ser o cliente a pagar.

A Tesla diz maravilhas do seu modo FSD, que continua sem cumprir as promessas que foram feitas, e repetidas, há anos. Elon Musk chegou mesmo a dizer que o modo FSD poderia mesmo vir a custar valores na ordem dos 100 ou 200 mil dólares – isto na altura em que também ia prometendo aos clientes que poderiam deixar os seus carros a trabalharem autonomamente e a pagarem-se a si próprios. E apesar dessa indicação ter sido feita em 2019, quatro anos mais tarde ainda não se tem qualquer data concreta ou definitiva para que o modo FSD possa vir a ter essa capacidade (longe disso).

Actualmente, o modo FSD custa quase 20 mil dólares no Canadá, o que é um valor significativo quando se tem em conta que o Model 3 começa nos 55 mil dólares. No entanto, essa exorbitante avaliação do modo FSD só é válida no momento do cliente comprar o carro – pois quando a situação se inverte e se trata de fazer uma retoma, a Tesla muda radicalmente de opinião quanto ao valor do modo FSD.

Quando se trata de fazer uma retoma, a Tesla apenas atribui um valor de 10 mil dólares à opção FSD, o que acaba por ser extremamente penalizador – a vários níveis – para os clientes; a começar pelo facto de terem pago por uma opção que, mesmo após anos de espera, nunca foi cumprida ou concretizada! E no caso de, mesmo assim, essa pessoa estiver interessada em comprar um Tesla, terá que pagar novamente os 20 mil dólares pela opção FSD no seu novo Tesla, que novamente irá ser fortemente desvalorizado em caso de futura retoma pela Tesla.

A solução mais óbvia e eficaz seria Elon Musk deixar que os clientes Tesla transferissem a opção FSD do seu velho Tesla para um novo Tesla, o que também acabaria por funcionar como uma forma de “fidelização” que incentivaria o cliente a manter-se na marca. Mas, até que isso venha a acontecer – se vier a acontecer – optar pelo modo FSD é estar a pagar caro por uma promessa que tem falhado em ser cumprida, ano após ano, e que depois é retornada a preço de saldo à Tesla.

P.S. Em Portugal o modo FSD num Model 3 custa actualmente 7.500 euros.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *