UE vai simplificar carregamento de carros eléctricos

Os carregadores terão que exibir o preço e permitir o pagamento directo via cartão ou contactless sem recurso a apps ou subscrições.

A UE quer acabar com a obtusa complexidade que se tem criado nos postos de carregamento de carros eléctricos, e exigir que se regressem a métodos mais simples para todos.

Além de fazer um forte investimento na expansão dos postos de carregamento, exigindo que existam postos de carregamento de 400 kW a cada 60 km ao longo das vias principais de circulação na Europa (passando a 600 kW em 2028), a medida potencialmente mais apreciada será a simplificação do processo de carregamento. Todos os postos terão que apresentar os preços de forma clara e permitir o pagamento directo através de cartão ou contactless, sem que se tenha que usar apps específicas ou ter qualquer tipo de subscrição. Este é um dos pontos que normalmente mais chateia os novos utilizadores de carros eléctricos, e que aproxima o cenário de carregar um carro daquele a que estavam habituados ao comprar combustível.

Além destes postos, também há regras para postos de carregamento destinados a camiões e autocarros, exigidos a cada 120 km, com potências de 1.4 a 2.8 MW; e em 2027 todos os postos de carregamento terão que fornecer dados em tempo real sobre se estão em uso, tempos de espera, e preço, que serão disponibilizados através de uma base de dados pública a nível Europeu.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *