Tesla lança Model S e X Standard Range com bateria limitada por software

A Tesla lançou novas versões “Standard Range” para os Model S e Model X, que na verdade usam as mesmas baterias das versões Long Range, mas limitadas por software.

A Tesla tem estado a fazer tudo por tudo para assegurar que atinge um novo recorde de vendas este ano, tendo recentemente voltado a baixar preços na China, e tendo ainda o trunfo da chegada da nova versão remodelada do Model 3 em Outubro. Mas desta vez o ajuste foi feito no segmento superior, com o Model S e Model X a terem nova versão mais económica.

Os Model S e Model X passam a ter uma versão Standard Range, com desconto de 10 mil dólares face às versões que existiam, e com perda de cerca de 130 km de autonomia.

  • Model S Standard Range: 515 km vs 651 km
  • Model X Standard Range: 433 km vs 560 km

A Tesla já confirmou que esta redução na autonomia não se deve à utilização de baterias de menor capacidade, mas sim a uma limitação por software, com estes modelos a virem com as mesmas baterias que as versões Long Range. E apesar de por agora ainda não ser disponibilizada qualquer opção que permita desbloquear a capacidade total da bateria, é de esperar que a Tesla a venha a disponibilizar no futuro – embora provavelmente vá cobrar mais de 10 mil dólares por isso.

Mesmo tendo em conta que se está a falar de carros com preço nos 80 e 90 mil dólares, imagino que haja bastante pessoas que não se importem de ceder 130 km de autonomia e poupar 10 mil dólares. Ainda mais quando se tem em consideração que, em muitos casos, os utilizadores dos Teslas já acabam por definir um limite de carga inferior à capacidade total da bateria para prolongar a sua longevidade. No caso destes modelos Standard Range, isso acaba por já ser feito de forma implícita, permitindo que os clientes possam usar a bateria a “100%” por já estar limitada de origem.

Actualmente ainda não temos estes modelos Standard Range no site da Tesla para Portugal, mas se tal vier a acontecer com um desconto de 10 mil euros, faria com que o Model S mais barato passasse de 109 mil euros para 99 mil euros, e o Model X mais barato passasse de 118 mil euros para 108 mil euros.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *