EUA preparam nova geração de satélites GPS

Após mais de 50 anos, os EUA vão lançar um novo satélite experimental de navegação.

Apesar de terem sido feitas algumas pequenas melhorias ao longo dos anos, os satélites “GPS” têm permanecido praticamente intocados desde a sua origem. Agora, o Pentágono prepara-se para lançar o Navigation Technology Satellite-3 (NTS-3), que dá continuidade aos satélites de navegação experimentais NTS-1 e NTS-2 que foram lançados na década de 70 do século passado.

Esta nova geração de satélites usa sistemas mais avançados, preparados para as múltiplas eventualidades que poderá enfrentar no mundo moderno, como interferência activa em cenários de guerra, ou tentativa de falsificação da localização (o chamado GPS spoofing).

Para testar este protótipo foi necessário recorrer ao Benefield Anechoic Facility (BAF) na Edwards Air Force Base na Califórnia. É o maior edifício de testes do mundo, que permite que sejam testados todo o tipo de emissões electromagnéticas sem risco de interferências adversas no mundo exterior. Apesar das suas capacidades, este foi o primeiro teste efectuado no edifício em várias décadas.

Passado esta fase de testes o satélite ainda terá que superar testes adicionais, de exposição ao vácuo e às temperaturas que enfrentará no espaço. Se tudo correr bem, será lançado no final do ano, e passar um ano em órbita quase geo-estacionária.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *