A Verge Motorcycles promete que a sua futurista moto TS Ultra será a mais segura de sempre.
Com o seu aspecto futurista de rodas sem eixo, a TS Ultra já seria capaz de atrair um número considerável de interessados em motos eléctricos. Mas a marca finlandesa reforça isso com um inédito sistema de sensores que normalmente só se vê nos automóveis mais avançados.
A marca tem enorme orgulho na sua criação, contrariando a “tradição” de manter a estrutura tradicional das motos, substituindo o tanque de combustível por uma bateria e o motor a combustão por um motor eléctrico. As suas motos foram concebidas de raiz para tirar o máximo partido da tecnologia eléctrica, posicionando as baterias o mais baixo possível para melhorar o centro de gravidade, e colocando o motor na sua incomum roda traseira, que faz com que a moto pareça saída do filme Tron.
Na versão de topo mais equipada, a marca estreia o sistema Starmatter Vision, com seis câmaras que vigiam a área em redor a 360°, e dois radares – um apontado para a frente, outro para trás – que assistirão na detecção de obstáculos ou de veículos aproximando-se a alta-velocidade na traseira. Toda a informação será combinada e apresentada nos ecrãs, usando o Unreal Engine para exibir a informação em redor da mota em tempo real. Também não falta conectividade wireless, que assegura a disponibilização de actualizações para melhorar as funcionalidades ao longo do tempo. A marca também promete um inovador sistema de Spatial Audio no capacete, que poderá indicar ao motociclista onde deve focar a sua atenção.
O maior problema é que a TS Ultra vai ter um preço a começar nos 55 mil euros, o que desde logo limitará imensamente a sua clientela. Mas, os interessados podem sempre optar pelo modelo TS base, a começar nos 33 mil euros, e que apesar de não ter a potência e autonomia do modelo de topo, mantém a sua icónica roda traseira sem eixo.