Blue Origin quer pousar na Lua em 2025

A Blue Origin de Jeff Bezos revelou os seus planos, que incluem pousar na lua já no próximo ano (2025).

A Blue Origin tem estado bastante atrasada nos seus objectivos espaciais, mas agora parece estar disposta a acelerar o passo – ou, para os mais cépticos, fazer promessas que sabe que não conseguirá cumprir.

A sua intenção é demonstrar a capacidade de ir à lua e regressar, usando o seu módulo lunar Blue Moon Mark 1 (MK1) numa missão sem tripulação. A ideia será bem vinda, mas há que ter em conta que apesar dos voos “turísticos” ao espaço, a Blue Origin ainda nem sequer conseguiu entrar em órbita; algo que espera fazer com o seu novo foguete New Glenn que ainda não voou uma única vez. Depois, a ideia será lançar a versão seguinte, o Blue Moon, que ficará em órbita lunar e será reabastecido no espaço, para funcionar como módulo para pousar na lua e regressar à órbita lunar, múltiplas vezes.

São muitas coisas que terão que correr bem à primeira, para que a Blue Origin consiga cumprir esta intenção de pousar na lua em 2025 – sabendo-se que qualquer incidente (ou acidente) poderá significar longos meses, ou até anos, de atraso.

Por outro lado, isto das promessas irrealistas não é um exclusivo da Blue Origin. A própria administração da NASA também tinha indicado que queria colocar astronautas na lua em 2024, coisa que obviamente não conseguiu fazer. Sendo que se conseguir efectuar uma missão tripulada em redor da lua, no final deste ano, já se poderá considerar uma grande vitória.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *