Depois dos voos de testes e não tripulados, a cápsula Boeing Starliner vai levar pela primeira vez uma tripulação de astronautas até à ISS.
Nos últimos anos a NASA tem apostado fortemente no sector privado para fornecer os serviços de transporte até à ISS, algo em que estava dependente da Rússia desde o fim das operações dos Space Shuttle. Agora, além da cápsula Crew Dragon da SpaceX, passará também a ter à disposição a Starliner da Boeing.
A primeira tripulação será composta por dois astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams, que deverão partir a 22 de Abril usando um foguete Atlas V da United Launch Alliance. Se tudo correr como previsto, ficarão a bordo da ISS durante cerca de duas semanas, antes de regressarem ao solo – com a cápsula a pousar num deserto na zona oeste dos EUA em vez da tradicional amaragem no mar.
Esta missão marcará o passo final da certificação da cápsula Starliner para missões tripuladas, significando que a NASA passará a ter mais alternativas à disposição e não a trocar a dependência na Rússia pela dependência na SpaceX.