O motor Lightcell adopta um sistema de combustão interna, mas sem partes móveis, e aproveitando a energia térmica e luminosa.
Quando se fala de motores de combustão interna imediatamente pensamos nos motores de combustão com cilindros, válvulas, e toda a sua imensa complexidade mecânica. Mas, há quem esteja a trabalhar no sentido de tornar os motores de combustão numa forma ultra eficiente de converter combustível em energia eléctrica, com este Lightcell a prometer eficiências de até 80%, mais do dobro da eficiência dos motores nos nossos automóveis, e sem necessidade de quaisquer partes móveis. Tem ainda a vantagem de poder usar qualquer tipo de combustível.
Este motor (gerador?) utiliza um mecanismo de combustão contínua e, curiosamente, dispensa por completo a conversão em energia mecânica. Em vez disso aproveita a energia térmica para gerar luz com intensidade milhares de vezes superior à do sol, que depois é aproveitada por células fotovoltaicas afinadas para o comprimento de onda exacto da emissão, o que resulta nesta eficiência elevada.