A partir de Julho de 2024 todos os novos automóveis vendidos na UE terão que estar equipados com sistema de limitador de velocidade inteligente.
Para reforçar a segurança, os carros passam a estar obrigados a ter sistema de limitação de velocidade. Uma medida que é criticada tanto pelos condutores como pelos próprios fabricantes, mas que não deverá ter grande impacto efectivo. A principal coisa que os condutores deverão notar é que, estes sistemas, que até agora já estavam disponíveis em muitos veículos mas podiam ser desactivados de forma permanente, deixam de ter possibilidade de desactivação permanente, sendo necessário ignorá-los ou desactivá-los de cada vez que se liga o carro.
O sistema terá em conta informação dos mapas GPS e dos sinais de trânsito para determinar a velocidade máxima da estrada em que se circula, com os fabricantes a poderem optar por quatro sistemas de alerta quando se ultrapassa o limite de velocidade:
- O pedal do acelerador começa a fazer pressão para o condutor aliviar o pé
- O automóvel reduz a velocidade automaticamente, com o condutor a poder carregar novamente no pedal para ultrapassar o limite
- Alerta visual, seguido de alerta sonoro, silenciando-se após algum tempo se o condutor os ignorar
- Alerta visual, seguido de vibração no pedal do acelerador, também desactivando-se ao fim de algum tempo se forem ignorados
Será de esperar que a maioria dos fabricantes opte pelas opções número 2 ou 3, já que serão as que mais facilmente podem ser implementadas sem adicionar hardware extra no pedal do acelerador.
Dito isto, continua a ser da inteira responsabilidade do condutor circular dentro dos limites de velocidade, não podendo usar a desculpa de que o carro “não reconheceu correctamente o limite”.