Mercedes e Factorial revelam bateria de estado sólido com 80% mais autonomia

A Mercedes-Benz, em parceria com a Factorial, revelou uma nova bateria de estado sólido, desenvolvida para os veículos eléctricos (EVs) da próxima geração.

Esta nova bateria, baseada na plataforma FEST (Factorial Electrolyte System Technology) da Factorial, promete um aumento impressionante de 80% na autonomia dos veículos, reduzindo o peso em 40% e o tamanho em 33%, em comparação com as baterias actuais.

Outro destaque é a segurança melhorada, pois os electrólitos podem funcionar eficazmente a temperaturas superiores a 90°C, potencialmente eliminando a necessidade de sistemas de arrefecimento complexos. A densidade energética também é notável, atingindo 450 Wh/kg, bem acima dos 300 Wh/kg prometidos pela maioria dos fabricantes.

A Mercedes-Benz afirma que esta nova bateria poderá permitir que os EVs percorram mais de 966 km com uma única carga, estabelecendo um novo padrão de autonomia. Amostras de pré-produção foram entregues à Mercedes este Verão, e a marca está confiante no futuro das baterias de estado sólido no mercado de EVs. No entanto, ainda levará algum tempo até que estas baterias cheguem ao mercado. Mercedes e Factorial esperam lançar os primeiros modelos com esta tecnologia até ao final da década, enquanto outras marcas, como a Toyota e a MG, também estão a desenvolver as suas próprias versões desta tecnologia.

Publicado originalmente no AadM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *