O sexto voo de teste da Starship foi bem sucedido, mas infelizmente sem a espectacular manobra de aterragem directamente na torre – como fez no quinto voo.
A SpaceX já tinha alertado que a aterragem do Super Heavy booster na torre só seria tentada se fossem cumpridos todos os parâmetros de segurança, e lamentavelmente isso não aconteceu, obrigando a SpaceX a optar pela “aterragem” alternativa no oceano. Mas, tirando isso, tudo o resto foi um sucesso, com um voo sem falhas que levou a Starship até ao espaço (transportando como carga uma banana).
Esta missão Starship 6 também serviu para testar a reignição dos motores Raptor da Starship no espaço, assim como uma reentrada mais agressiva para avaliar o comportamento do seu escudo térmico, assim como algumas secções onde a protecção foi removida, em locais onde futuramente serão posicionados os “encaixes” para que também a Starship possa aterrar directamente na torre de lançamento. Apesar da Starship ter continuado a fazer uma aterragem “virtual” no oceano, desta vez isso aconteceu durante o dia, permitindo a captação das imagens em vídeo.
Elon Musk diz que a SpaceX fará mais um voo de teste em que irá pousar no oceano, e se esse correr bem, deverá avançar para a tentativa de aterragem directamente na torre – o que faz com que isso possa acontecer no voo de teste número oito.
Splashdown confirmed! Congratulations to the entire SpaceX team on an exciting sixth flight test of Starship! pic.twitter.com/bf98Va9qmL
— SpaceX (@SpaceX) November 19, 2024
Watch Starship’s sixth flight test https://t.co/acpdO2brbP
— SpaceX (@SpaceX) November 16, 2024
Tendo em conta a reeleição de Donald Trump e a sua relação com Elon Musk, é de esperar que a SpaceX possa acelerar o ritmo de lançamentos e deixar de estar sujeita a tantos “atrasos” devido à entidade reguladora.