Automóvel da Volvo procura estacionamento sozinho

Volvo_Self_Parking_1

Muitas vezes falamos dos automóveis autónomos do Google que são capazes de navegar sozinhos pela estrada, mas o mais natural é que no processo evolutivo que nos leva nessa direcção se comecem a implementar soluções intermédias. A questão do parqueamento será uma das mais chatas para os condutores, que quando chegam ao destino se arriscam a ter que andar a circular em busca de estacionamento. Não seria bom se o nosso automóvel pudesse tratar disso automaticamente? É precisamente o que faz este sistema de parqueamento autónomo da Volvo que parece estar bem próximo de poder ser aplicado no mundo real.

Volvo_Self_Parking_2

Ao contrário daquelas soluções que apenas colocam o carro dentro/fora da garagem por comando do condutor, neste caso temos praticamente um motorista virtual, que depois de sairmos no local de destino pode conduzir o automóvel autonomamente até ao parque mais próximo e sinalizar-nos onde ficou estacionado.

Volvo_Self_Parking_3

No processo inverso, quando nos preparamos para partir, podemos novamente pressionar um simples botão numa App para que o automóvel nos venha buscar ao local onde estamos, e podemos tomar o controlo a partir daí.

Volvo_Self_Parking_4

Na prática, este sistema tem que ser igualmente capaz de navegar por estradas movimentadas com outros veículos e pessoas – pelo que tecnicamente falando, este automóvel seria capaz de o poder fazer continuamente e não apenas para as situações de estacionamento. Mas, a nível de aceitação, parece-me muito mais “seguro” a Volvo oferecer um sistema deste tipo como “assistente de estacionamento” do que se aventurar na batalha que será a adopção dos ditos automóveis sem condutor a tempo inteiro.

 

[youtube http://youtu.be/3VL40Uyx2c4]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *