Pneus de Inverno com pitões retrácteis

 

Não devo ser só eu que sinto um fascínio especial pelos automóveis de características futuristas que vemos em séries e filmes. Muitos lembrar-se-ão ainda dos pneus com pitões do nosso conhecido 007 em The Living Daylights quando entra com o seu Aston Martin num lago gelado. E agora, a Nokian Tires mostra-nos que a realidade volta a apanhar a ficção.

Nokian_tyre

Em 1934 a Nokian criou o primeiro pneu concebido para circular em neve; para celebrar o 80º aniversário desse momento, apresenta-nos um protótipo de um pneu que consegue fazer o que o vimos no filme do 007: expandir ou retrair pequenos pitões metálicos para aderência acrescida em superfícies de gelo e neve.

Associado à inteligência do automóvel, este sistema poderia ser activado automaticamente sempre que fossem detectadas condições propícias à criação de neve/gelo e que o carro detectasse falta de aderência – dispensando assim a activação manual (que poderia continuar a ser feita). A Nokian não revelou grandes detalhes sobre o processo de funcionamento deste seu sistema, dizendo que se trata de um “segredo” – mas já sabemos que no dia em que este sistema for comercializado, irá certamente ser dissecado exaustivamente pelos restantes fabricantes de pneus.

Felizmente, é um tipo de tecnologia que não necessitamos aqui por Portugal, mas mesmo assim não deixa de ser fascinante ver a ficção tornar-se realidade.

 

[youtube http://youtu.be/qNXL2EEscuE]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *