NASA trabalha em Warp Drive e já imagina as naves para viagens interestelares

Filmes e séries de ficção científica fizeram-nos sonhar com viagens até outras estrelas, e em muitos casos isso é conseguido à custa de um “warp drive” capaz de fazer deslocar uma nave a uma velocidade mais rápida que a da luz usando todo o tipo de “truques” para contornar essa impossibilidade física. Só que, a NASA está mesmo a trabalhar num warp drive, e já nos mostra como poderia ser uma nave que usasse esse sistema.

NASA_WarpDrive

Claro que ter uma idealização de como poderia ser uma nave equipada com um warp drive – mesmo que baseada em factos mais científicos do que os usados nos filmes – não significa que as viagens interestelares estejam para breve. No entanto, o Dr. Harold “Sonny” White, responsável por este projecto acredita que é possível que uma nave deste tipo se possa tornar realidade ainda durante o seu tempo de vida, e possibilitar viagens até às estrelas mais próximas numa questão de semanas.

Para o fazer, o warp drive distorce o espaço à sua volta, contraindo-o à sua frente e expandindo-o atrás de si, permitindo viajar mais rápido que a velocidade da luz sem que no entanto “se movimente”. Por agora, este efeito está a ser testado e explorado à escala microscópica… mas como em tudo, por vezes é necessário começar com passos muito pequenos… mesmo se o eventual resultado final por uma forma de dar o maior passo que a humanidade alguma vez deu em toda a sua História.

O seguinte vídeo fala-nos deste Warp Drive, com a parte da nave a ser referida lá mais para o final (onde o vídeo está pre-seleccionado para começar) – mas se gostam deste tipo de coisas, aconselho que o vejam completamente.

 

[youtube http://youtu.be/9M8yht_ofHc?t=41m30s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *