Shimano XTR Di2 – mudanças electrónicas para a tua bicicleta de montanha

O meu conhecimento sobre bicicletas praticamente parou no tempo há algumas décadas atrás, mas tenho amigos que usam a bicicleta como meio de transporte diário (para além de companheira de aventuras nos montes aos fim-de-semana) e serão principalmente eles que gostarão de adicionar este novo brinquedo à sua lista de desejos para o Natal ou prenda de aniversário: o Shimano XTR Di2.

di2

Este XTR Di2 da Shimano é o primeiro sistema de mudanças electrónicas para mountain bikes, e promete acabar com os problemas de engrenagem de mudanças em todo o tipo de terrenos e sob todo o tipo de condições “abusivas”, ao simples toque de um botão. Como se trata de um sistema electrónico, dispensam-se também tradicionais os cabos – substituídos por mais discretos cabos eléctricos que podem ficar escondidos no interior do quadro – e o módulo central, com um pequeno ecrã, disponibiliza vários programas e modos de operação, incluindo “saltar várias mudanças” de forma programável.

Interrogo-me apenas sobre o que acontecerá se se acabar a bateria numa mudança “complicada”… mas imaginando que o custo de um sistema destes não será para todos os bolsos, quem optar por um certamente terá orçamento para investir em baterias adicionais que minimizem esse risco. 🙂

 

[youtube http://youtu.be/dA4CH4fQh3s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *