Laser para automóveis mostra distância de segurança

Na estrada, é de importância fundamental ver e ser visto. E há um gadget que pretende servir de alerta para todos os que se gostam de se aproximar demasiado do carro da frente: um laser que indica a distância de segurança para o carro que seguir atrás do vosso.

Laser_01

Antes de mais, deixem-me referir um pormenor importante: não sei até que ponto será legal circular com um feixe laser projectado da traseira do automóvel, pelo que… ficam por vossa conta e risco. Por outro lado, para além da funcionalidade anunciada, de maior visibilidade em situações de chuva e nevoeiro; parece-me que uma coisa destas poderá ser igualmente útil para servir como indicador visual para manobras (durante o estacionamento, por exemplo).

A minha maior preocupação para uso “em estrada” é que, para algo deste tipo ser visível, teria que ter uma potência considerável; e para isso não me parece que fosse adequado estar a projectar tal coisa em direcção aos veículos traseiros (considerando os reflexos no pavimento molhado, ou até no próprio nevoeiro).

Laser_02

Dito isto… fico curioso por ver como é que se comportaria em casos reais de má visibilidade. Afinal, já temos marcas que trabalham em faróis laser, isto seria apenas um complemento “high-tech”. (Só é pena não ser motorizado, de modo a que o feixe pudesse ajustar a distância em função da velocidade do veículo. 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *