Bicicletas públicas em Londres passam a ter lasers para maior segurança

Circular nas bicicletas públicas “Boris” em Londres vai passar a ser mais seguro, graças à ajuda dos lasers.

Boris_Laser_1

Se estão a pensar num complexo sistema de detecção 3D usando lasers, não é caso para tanto, a solução é bem mais simples, mas nem por isso menos eficaz. Considerando que um dos maiores problemas para quem circular de bicicleta é ser visto pelos condutores de automóveis (particularmente à noite), estas bicicletas estão a ser equipadas com um sistema laser que projecta o símbolo de um ciclista cerca de seis metros mais à frente.

Com isto aumenta-se drasticamente o nível de visibilidade e de percepção de que está por perto uma bicicleta, com a vantagem de potencialmente permitir “vê-la” a tempo de evitar qualquer acidente. Segundo alguns testes, este novo sistema permite uma visibilidade cerca de 100% superior ao uso das luzes LED convencionais.

Boris_Laser_2Por agora este sistema laser será aplicado apenas em 250 bicicletas, para uma fase de testes que durará cerca de 10 semanas. Se os resultados forem positivos, como se espera, o sistema deverá se aplicado a todas as 11500 bicicletas “Boris” em circulação. (E não se preocupem com a necessidade de baterias e recarregamentos… a energia para este sistema de projecção laser é gerado pelo movimento da própria bicicleta usando um dínamo.)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *