Grupo PSA e Inria criam um OpenLab dedicado à Inteligência Artificial

O Grupo PSA e a Inria anunciaram a criação de um OpenLab dedicado à inteligência artificial. Os temas a serem estudados abrangem os veículos autónomos e inteligentes, serviços de mobilidade, produção, ferramentas de concepção, o próprio design e o marketing digital, para além da qualidade e da vertente financeira.

A Inteligência Artificial vai tornar-se num factor de eficiência para o Grupo. O OpenLab irá centrar-se, por exemplo, nos algoritmos de inteligência artificial para a condução de veículos autónomos em ambientes complexos, na manutenção predictiva, na optimização da concepção das correntes de tracção e na modelagem de sistemas complexos, tais como cidades, para oferecer serviços de mobilidade adaptados às diferentes necessidades”, comentou Carla Gohin, Directora de Pesquisa & Engenharia Avançada do Grupo PSA.

Para Isabelle Ryl, Directora Geral para as Transferências e Parcerias Industriais da Inria, “a transformação digital do sector automóvel coloca à tona muitos temas de investigação, incluindo a inteligência artificial. As equipas de projecto da Inria vão participar neste OpenLab contribuído, com a sua elevada experiência em matéria de algoritmos, para o diálogo frutífero com os especialistas desta área no Grupo PSA, em todas as questões identificadas.

Este OpenLab insere-se na sinergia com o Instituto PRAIRIE 1. Os resultados das pesquisas realizadas no Instituto vão estimular projectos de pesquisa com aplicação no sector automóvel. O OpenLab IA irá reforçar uma rede mundial de 18 estruturas existentes no Grupo PSA: 12 em França, 4 na China, 1 no Brasil e outra em Marrocos. Como estruturas de pesquisa, os OpenLabs reúnem equipas e meios experimentais do Grupo PSA e de laboratórios parceiros.

Esta iniciativa faz parte da política de “Open Innovation” do Grupo PSA e da sua rede StelLab 2 , criada em 2010 para promover as partilhas científicas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *