Volkswagen We apresenta mais serviços

A Volkswagen está a acelerar o processo de desenvolvimento do seu ecossistema na área do software, através da plataforma We – que teve presença num stand próprio durante o
recente Web Summit em Lisboa – com know-how próprio ou em conjunto com parceiros externos. O automóvel evoluirá para um hub central na “Internet das Coisas”. Uma verdadeira cloud para ligar carros e clientes que beneficiarão de serviços como a partilha de automóveis.

O investimento da Volkswagen ronda os 3,5 mil milhões de euros até 2025 e será focado no desenvolvimento de empresas e produtos digitais, assentes na plataforma We, alojada numa cloud que permite ligar veículos e consumidores oferecendo serviços como o car-sharing ou a entrega de encomendas no carro. Parte desse investimento será canalizado para a finalização de um sistema operativo a introduzir nos modelos eléctricos da Volkswagen a partir de 2020.

“We Share”: eléctricos e partilhados

No âmbito da sua ofensiva digital, a Volkswagen anunciou que lançará um novo serviço de partilha de carros totalmente eléctricos, com a marca “We Share“. A primeira frota de veículos será lançada na capital alemã, Berlim, e incluirá 1.500 e-Golf quando o serviço começar a operar no segundo trimestre de 2019, a que se juntarão posteriormente 500 e-up!

Estes veículos serão gradualmente substituídos pelos primeiros modelos da nova família Volkswagen I.D. em 2020.

“Volkswagen Car-Net”: mais de 2,6 milhões de utilizadores

Cerca de 2,6 milhões de condutores da Volkswagen já estão actualmente online através do “Volkswagen Car-Net“, um sistema que transforma cada modelo da Volkswagen num verdadeiro amigo para o dia a dia. Pode fornecer instruções ao longo de cada deslocação, divertir o condutor ou pedir ajuda em caso de emergência. É a ligação ao mundo a partir de um modelo Volkswagen equipado com sistema de navegação. O Car-Net estabelece uma ligação aos modelos da Volkswagen, e está acessível a partir do portal online Car-Net, do sistema de infotainment do próprio carro ou da app Volkswagen Car-Net. Os serviços estão agrupados em Security & Service, Guide & Inform e App Connect.

“VW Connect”: informações e serviços via smartphone

Com o “Volkswagen Connect” o condutor de um Volkswagen com menos de 10 anos pode aceder às informações mais importantes do automóvel, ao resumo digital dos percursos e a outras funcionalidades directamente no seu smartphone. Quer saber onde está estacionado o seu automóvel? Qual o custo da sua última viagem? Ou quando está prevista a próxima marcação de serviço? Basta ligar o seu smartphone ao DataPlug do carro via Bluetooth e registar-se na app.

“We by Volkswagen Park”: estacionamento pago pelo telemóvel

O serviço “We Park” mostra como é fácil o novo “Volkswagen We”, encontrando-se por enquanto em fase experimental nas cidades alemãs de Augsburg, Berlim, Hamburgo, Colónia, Potsdam e Wolfsburg. É apenas necessário fazer o download da app “We Park” através da Apple Store ou da Google Play Store. Depois terá de se registar nesta app ou em park.we-vw.com. A app identifica a sua localização via GPS e indica automaticamente o preço para o estacionamento nas zonas em questão. O montante a cobrar será referente ao tempo em que o carro está estacionado, sendo iniciado e terminado com um clique na app.

Um pequeno autocolante no para-brisas (que pode obter da internet) indica que já aderiu ao sistema de estacionamento com “We Park”.

“We by Volkswagen Deliver”: encomendas directamente no carro

O serviço “We Deliver” permitirá que os veículos se tornem “moradas móveis” para a entrega de encomendas. O comprador de um produto online, poderá indicar onde está o seu veículo e dar autorização à empresa de transportes para o abrir e deixar a respectiva encomenda. A abertura será realizada com a prévia solicitação da transportadora de forma a que o proprietário do veículo possa dar acesso ao mesmo através de uma chave digital enviada pelo telemóvel. Este serviço está neste momento numa fase experimental em Berlim. O “We Deliver” também permite que sejam efectuadas devoluções.

 

Os modelos da Volkswagen serão cada vez mais como dispositivos digitais sobre rodas. Em 2025, estima-se que 80 milhões de utilizadores irão recorrer aos serviços da “Volkswagen We”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *